AS TRÊS CHAVES QUE OPERAM   



E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus. Mateus 16.19


Nesse versículo, os verbos ligar e desligar têm o sentido de atar e desatar, assim como o cavaleiro faz com o cavalo quando chega a algum lugar: ele logo o amarra para que o animal não vá embora e, depois, quando deseja continuar sua viagem, desamarra-o. No caso do demônio, o certo é imobilizá-lo e, então, expulsá-lo, para proibir as ações dele.

Devemos amarrar Satanás para expulsar seus demônios e destruir os males que o inimigo coloca nos que não estão firmes na fé. O segredo para amarrar e desamarrar está no uso das chaves do Reino dos Céus, as quais foram dadas à Igreja para que ela fizesse a obra divina de modo completo, da mesma maneira que Jesus fazia. A oração feita por qualquer filho de Deus imobiliza as ações do diabo. 

É preciso conhecer as chaves e saber como estas operam. No livro de Atos dos apóstolos, escrito por Lucas, o chamado médico amado (Cl 4.14), temos as três chaves em destaque e sua operação: o Nome de Jesus, a Palavra de Deus e o Espírito Santo. Os apóstolos faziam uso delas para libertar os perdidos e perturbados por espíritos maus, batizar no Espírito os crentes em Cristo, além de curar os enfermos (At 4.29-31).

Quando Jesus perguntou aos discípulos quem achavam que Ele era, o Pai revelou a Pedro que Aquele era o Cristo, o Filho do Deus Vivo. Ao ouvir isso de Pedro, o Senhor Jesus o elogiou e chamou-lhe bem-aventurado, pois fora o próprio Deus quem lhe mostrara isso (Mt 16.16,17). Hoje, todo aquele que recebe uma revelação do Pai também se torna bem-sucedido, sabendo que, por meio dela, passamos a entender o Evangelho e prosperamos no Senhor (Pv 16.20).

Jesus afirmou que sobre aquela rocha – a revelação – edificaria Sua Igreja, e, para que sejamos edificados na fé, precisamos ter o entendimento da Verdade. Sabemos que nada acontece por acaso, pois o Reino de Deus é mais organizado que o reino dos homens. Diferente do que acontece no Reino do Senhor, no dos homens, para alguém se revestir de autoridade ou ser recebido como cidadão do país, por exemplo, tem de passar por um processo burocrático e, então, em uma cerimônia formal, receberá tal honraria, passando a ser reconhecido como cidadão.

O Senhor afirmou que Sua Igreja marcharia sobre o território do inimigo e que as portas do Inferno não a resistiriam (Mt 16.18). Que bom saber disso, não é verdade? Depois de receber a direção dos Céus, podemos assumir nosso lugar em Cristo e marchar com firmeza para cumprir a missão que nos foi outorgada por Jesus. 

Tendo o poder de amarrar o valente, por que não o imobilizar, a fim de saquear a casa em que ele se faz de dono? Por que deixar que as pessoas sofram nas mãos dos espíritos malignos, os perdidos não se convertam e os salvos não sejam cheios do Espírito Santo? Se as chaves do Reino dos Céus já lhe foram entregues, o que você está esperando?

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares