André Lima

Highlights: Para quem estranhou a mudança de horário do desfile de André Lima, habituado a fechar o SPFW (ou a pelo menos ser uma das últimas apresentações do último dia), explica-se: a escolha da faixa do início da tarde foi do próprio estilista, que decidiu mudar da “noite para o dia”, em todos os sentidos. Sua intenção, como evidenciado na passarela desta temporada Verão 2013, foi a de focar em suas peças mais diurnas, criando uma relação de maior proximidade com o consumidor – daí, também, a escolha de uma sala de desfile menor e mais intimista. André explicou ao FFW: “Eu acho que o fato de ter feito uma parceria com a Riachuelo no ano passado, que se repete este ano, me trouxe uma relação de acessibilidade na roupa, uma visão dentro de uma linguagem que não é tanto de atelier. Não que eu vá deixar de fazer roupa de atelier, pelo contrário. O nosso negócio é roupa de festa, e isso é o meu trabalho. Mas existe uma coleção que acontece em paralelo com a outra que é a coleção que a gente chama de “dia”, que ficava às vezes meio escondida ou acabava até nem aparecendo. Dessa vez eu decidi mostrar mais dessa coleção que tem uma linguagem que a pessoa se aproxima mais, com mais desejo. Eu quero ter uma proposta que as pessoas falem “eu quero comprar aquela roupa”, em vez de “isso é um sonho”. É outra relação. Óbvio que no meio disso existem pequenas surpresas, mas a minha visão agora é realmente de uma linguagem não menos exuberante, mas mostrada de uma maneira mais real, mais próxima. Quero criar uma relação maior com desejo e não com sonho”.

Assim, na passarela, surgiu um André Lima minimalista – só que não. As formas, comprimentos e adornos são realmente mais contidos, mas sempre com a exuberância característica do estilista, em tecidos ricos, cores vibrantes e cortes e recortes que valorizam as formas femininas. A apresentação de sua vertente “diurna” foi muito bem-vinda, e o estilista também parece feliz por ter tomado essa decisão; ao início da noite do sábado de seu desfile, ele publicou em seu twitter oficial: “Delícia fazer desfile de dia, não quero outra vida”. (SARAH LEE, com colaboração de Andreia Tavares)
Fonte: FFW






Foto: Zé Takahashi/Agência Fotosite.