Não lute por muito


 

Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito.  Eclesiastes 4.6

 
O desespero para enriquecer e possuir tudo o que os olhos veem não procede de Deus. A vaidade faz algumas pessoas lutarem para conseguir mais, como se estivessem em uma competição. A Palavra diz que há pessoas para quem o Senhor deu riquezas e fazendas, bem como o poder para delas desfrutar. Ela declara ainda que isso é dom de Deus (Ec 5.19). Agora, se Ele não deu a você o poder de enriquecer, é melhor não tentar fazer isso por conta própria.

Sem dúvida, os conselhos de Deus sempre são os melhores. Quando Ele planeja que uma pessoa prospere, Ele lhe ensina a alcançar tal posição. Se Ele não lhe fala nada nesse sentido, você deve esperar, porque, se for vontade dEle, um dia Ele lhe dirá. Ficar afoito e fazer o que julga necessário prova que você não está sob a direção divina. Por outro lado, não há como fracassar se a ordem vier do Senhor.

O versículo que estamos estudando afirma que o que Deus dá vem com descanso. Portanto, se há luta interior, falta de paz e todo tipo de problemas, o que você quer não lhe foi dado pelo Senhor. Os que receberem uma direção do Pai e se dedicarem a fazer o que Ele lhes ensinou serão conservados em perfeita paz. Nossa luta será travada pelo nosso Deus, e, para que isso ocorra, basta crermos no que Ele diz.

Quem tem as duas mãos cheias pode não ter sido ajudado pelo Altíssimo. A ausência de paz, de sucesso nas batalhas e de vida consagrada mostra que o favor divino não está presente no viver de tal pessoa. Deus garante que dá o sustento aos Seus amados enquanto dormem (Sl 127.2). Ele lhes prepara o pão – o alimento espiritual que concederá a força necessária para lutar e vencer. Os que são guiados pelo Senhor são conservados em perfeita paz sempre.

O fato de haver sofrimento e aflição de espírito é prova de que os espíritos malignos agem. Percebe-se a presença do demônio em um projeto pela falta de paz, pelo fato de as coisas estarem em desacordo com a revelação da Palavra e por meio da luta desesperada para obter resultado. Quase sempre isso aparece acompanhado de atos desonestos e pecaminosos, os quais estão sempre contra os mandamentos bíblicos.

Não procure ter nada para ser admirado pelos outros, pois o que interessa mesmo é quando o Senhor o promove diante das pessoas. Seja servo obediente, dedicado e fuja das propostas malignas! Tenha em mente que Deus sabe o que é melhor para nós, e, por isso, jamais devemos nos adiantar, porque, se o fizermos, poderemos não ter a Sua presença.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares