Que tipo de pessoa você é?



 
O simples dá crédito a cada palavra, mas o prudente atenta para os seus passos. Provérbios 14.15

Quem é de Deus está fechado para qualquer filosofia religiosa, pois alcançou a Verdade. Para ele, não importa o que dizem os sábios deste mundo, mas, sim, aprender do Criador. Achar que há uma verdade que ainda não foi descoberta é chamar de mau o verdadeiro Autor de tudo, pois, se assim fosse, Ele teria deixado a Sua criatura tatear nas trevas e ser enganada.

É preciso ter muito cuidado para não cair no mesmo conto que Eva caiu. Ela deu ouvidos ao enganador-mor e, com isso, foi contaminada por ele, passando a ver que o fruto que o Senhor havia proibido que fosse comido tinha suas virtudes. A mulher viu que ele era bom para se comer, agradável aos olhos e desejável para dar entendimento, mas acabou pecando e levando Adão ao erro também (Gn 3.6).

Como é triste ver cristãos achando que vão endireitar o mundo pela política ou pela educação secular. Essas coisas são necessárias, e devemos ter verdadeiros filhos de Deus nelas; porém, os que foram salvos sabem que somente em Jesus o homem se redimirá. O pior é que essas pessoas acompanharão o anticristo quando ele vier. Com atitudes similares, elas provam que não servem mais ao Senhor.

O cidadão simples procura a verdade onde não existe. Dessa forma, ele será facilmente enganado pelo mentiroso, pois dá crédito a tudo o que ouve. Ora, mesmo as pessoas usadas pelo Altíssimo, quando falarem em desacordo com o que está escrito na Bíblia, não devem ser levadas a sério. O simples nunca se porta de modo sábio no meio dos perdidos e, por isso, jamais é usado pelo Senhor.

O filho de Deus tem à sua disposição a prudência e, com ela, evita os laços do maligno, atentando para os passos que dá – suas decisões. Para que saiamos bem em tudo, devemos sempre orar a respeito do que temos de decidir. Agindo assim, fechamos a porta para o diabo, que, a todo custo, quer levar-nos ao pecado. Ao sentir que alguma resolução que você tomou é má, arrependa-se imediatamente.

Quem prossegue no erro jamais será bem-sucedido. Por um espaço de tempo, o diabo pode até “ajudar” essa pessoa, mas, quando ele perceber que ela já não lhe traz mais perigo, puxará o laço, e ela ficará presa às garras dele.

O Senhor sempre nos conduzirá em triunfo, desde que não neguemos a Ele o direito de nos dirigir. Quem aprende e não assume o que lhe é ministrado perde a proteção divina; por isso, Satanás consegue tocar nele. Contudo, os prudentes sempre alcançam sucesso.

Em Cristo, com amor,

R. R. Soares