Tendência Inverno 2013: Cintura alta

Indicada para realçar as curvas e a beleza feminina, a cintura alta será tendência para o Inverno 2013. 




Originando-se no período da Revolução Francesa, o traje feminino reduziu sua quantidade de roupas, abandonando os espartilhos e as anquinhas do final do século XVIII, substituindo-as por um robe en chemise, que eram, basicamente, vestidos marcados pela cintura alta extremamente marcada abaixo do busto, posteriormente conhecidas como Cintura Império.
Com auge nos anos 80, a cintura alta foi um dos maiores destaques da moda utilizada naquela época, influenciada principalmente pela cultura pop, atrelando ombreiras, cabelos volumosos e roupas coloridas às suas principais características

Apresentando-se em calças, vestidos, bermudas, saias e shorts, a tendência permanece no mundo da moda até os dias atuais e abaixo se encontram algumas dicas de como usa-la durante o Inverno 2013.

Formato do corpo

Escolher a modelagem adequada a cada formato de corpo é essencial para a construção de composições em medidas certas, garantindo equilíbrio nas proporções. Para mulheres com pernas mais curtas, a cintura alta permite o alongamento da silhueta, portanto, é considerada uma ótima escolha; para quem conta com seios fartos a regra é optar por peças que não ultrapassem a altura do umbigo, proporcionando maior equilíbrio visual. 




 

Mulheres com bumbum avantajado devem evitar peças muito justas, usando modelagens mais largas); os modelos mais largos e soltos alongam a silhueta e disfarçam culotes das gordinhas, que devem — preferencialmente — combiná-los com saltos altos; mulheres com os quadris largos devem optar por peças em cores mais escuras, evitando contraste com os acessórios; as modelagens mais justas atreladas a saltos altos são indicadas para as mulheres magras e baixas, já as altas podem abusar de sapatos delicados. 




 

A preferência por peças escuras e com a cintura bem alta fica para quem está com o corpo em dia, que também pode optar preferencialmente por sapatos meia-pata ou plataforma na produção do look. Já as mulheres com pernas longas e tronco curto devem evitar a tendência das cinturas altas, pois a modelagem não favorece o biotipo.

Sobreposições e acessórios

Caracterizado como a estação com registro das temperaturas mais baixas, o Inverno 2013 sugere composições com acessórios e sobreposições complementares, garantindo não somente uma aparência mais contemporânea, como também mais aquecida. 





As sobreposições podem ser realizadas por meio de jaquetas, sobretudos, boleros e casacos. Quanto aos acessórios, bolsas em variados tamanhos e artigos, botas — com ou sem salto, maxi botas, cano curto, lisa ou trabalhada com rebites e franjas —, tênis, sapatilhas, meias-calça, luvas e cintos para marcar ainda mais a silhueta podem ser combinados com as peças de cintura alta.





Mariana Paiva Costa
Portais da Moda

Foto: Namoradeira e divulgação.